Uma contratação de sucesso reflete positivamente na ecologia da organização. Seguindo as boas práticas e utilizando os instrumentos adequados, o processo de recrutamento e seleção se torna um importante aliado para o alcance do melhor desempenho no negócio.
O processo seletivo é antecedido pela compreensão dos elementos que compõem o cargo, isto refere-se ao levantamento das competências técnicas e comportamentais requeridas para a execução das funções. É importante que o Recrutador entenda a como é constituída a estrutura e cultura da organização.
O conhecimento da cultura organizacional é indispensável para o sucesso de uma contratação.
As pessoas são diferentes, quanto a sua personalidade, carreira e estilo de vida. Bem como as empresas, cada uma com a sua cultura organizacional e diretrizes definidas.
O envolvimento dos stakeholders é fundamental para que o recrutador tenha de forma clara quais serão os objetivos que o novo colaborador deverá alcançar, além das suas responsabilidades e desafios. O processo seletivo engloba várias etapas cruciais para a assertividade da contratação de executivos, líderes de alta e média gestão, são elas:
- Análise de adequação curricular
- Entrevista estratégica com foco em competências
- Avaliação de Perfil - com ferramentas de aptidões específicas (inteligência, atenção concentrada, raciocínios) e instrumentos para análise da personalidade.
“Fazer uso só da entrevista ou de uma única etapa do processo de seleção não garante uma escolha adequada"
Márcia Regina Banov