R. José Soares Sobrinho, 119 - Sala 912 - Jatiúca, Maceió - AL, 57036-640 contato@consultoriagpe.com.br

Endereço:

  • R. José Soares Sobrinho, 119 - Sala 912 - Jatiúca, Maceió - AL, 57036-640
  • contato@consultoriagpe.com.br
  • (82) 98122-5687
  • (82) 3235-3740

@consultoriagpe

GPE nas redes

A abordagem ágil

A abordagem ágil

O termo ágil está cada vez mais presente no dia a dia das empresas. Quando o assunto é gestão e inovação, a metodologia Ágile está no topo das tendências.

Então vamos entender um pouco mais sobre o termo ÁGIL?

De acordo com as informações encontradas no livro Gestão ágil de projetos, de Robson Camargo e Thomaz Ribas, da Editora Saraiva Uni, temos as seguintes definições:

“Agilidade é a habilidade de uma organização de reagir e se adaptar a mudanças no seu ambiente de forma mais rápida do que a taxa dessas mudanças”.

(Phillipe Kruchten)

“Ágil é a habilidade de entregar valor aos clientes em ambiente dinâmico com incerteza e, volatilidade, mudanças e adaptação constante, significa ter um mindset ágil”.

Trata-se de uma abordagem realmente inovadora da gestão de projetos, capaz de incrementar interações, dar mais eficiência a processos e agilizar o fluxo de trabalho nas organizações.

Um manifesto elaborado por 17 grandes especialistas em desenvolvimento de softwares dos Estados Unidos destaca 4 valores principais da abordagem ágil. São elas:

Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas.
Produto em funcionamento mais que documentação abrangente.
Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos.
Responder a mudanças – mais que seguir um plano.

Fica claro então que o fundamento principal desta metodologia é entregar produtos/serviços de qualidade e criar uma excelente experiência do usuário, mesmo que para isso seja preciso contornar alguns processos e mudar os planos pelo meio do caminho algumas vezes.

E sua empresa já tem adotado esta metodologia?

Autor: Aldo Novaes

Compartilhe: