Definimos competência do trabalho em equipe como: orientação para o trabalho em equipe estabelecendo boas relações com os pares, líderes e entre equipes, no trabalho cooperativo e sinérgico, cooperar e obter cooperação.
O papel do líder exercendo esta competência é trabalhar para obter sinergia, alinhamento e foco nos resultados de sua equipe, utilizando mecanismos de feedback, reconhecimento e gestão de consequência. O respeito às diferenças buscando obter o melhor das pessoas, oferecendo espaço para a participação com foco nas melhorias de processo, inovação e produtividade no trabalho são atitudes que favorecem o trabalho em equipe. Adotar modelos de equipes interfuncionais com foco na realização de projetos quebrando o modelo hierárquico no desenvolvimento de objetivos estratégicos favorece o trabalho em equipe.
Como estamos liderando as nossas equipes? Como está o moral das equipes de nossas empresas? Estamos monitorando indicadores de clima organizacional?
A pesquisa de clima organizacional oferece pistas importantes a serem trabalhados para termos um ambiente favorável à produtividade. O desenvolvimento do time em termos dessa habilidade requer a atuação do “ técnico” que integra os valores e talentos individuais em estratégias para ganhar o jogo.
Estamos utilizando adequadamente os valores e potencial das pessoas em novas construções de relacionamento com os nossos colaboradores?
Temos líderes com a competência trabalho em equipe para crescer na crise e inovar surpreendendo os nossos clientes?
Trabalho em equipe é essencial para o sucesso!