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Competitividade

Competitividade

A definição de proposição de valor para os seus clientes é essencial para um posicionamento competitivo de uma empresa no seu mercado de atuação.

 “Ninguém consegue ser tudo para todos” conforme afirma Michael Porter, guru da estratégia.

Quais são as diferentes propostas de valor que direcionam a competitividade?

Melhor custo total:

Estratégia: Oferecer produtos e serviços consistentes, no momento certo e com baixo custo (fornecedor de mais baixo custo, alta qualidade consistente, velocidade de compra, seleção adequada)

Liderança de produto:

Estratégia: oferecer produtos e serviços que expandam as fronteiras do desempenho atual para o altamente desejável (produtos de alto desempenho: velocidade, tamanho, precisão, pioneirismo no mercado, penetração em novos segmentos de mercado)

Soluções completas:

Estratégia: oferecer a melhor solução total para nossos clientes (qualidade das soluções oferecidas, número de produtos e serviços por cliente, retenção de clientes, rentabilidade do cliente a longo prazo)

Aprisionamento (look- in)

“Gerar altos custos de troca para clientes e usuários finais”

Estratégia: fornecer padrão amplamente utilizado, proporcionar inovação em plataforma estável

 “Oferecer solução ampla e acesso conveniente” 

Estratégia: agregar valor para os produtos complementares,Oferecer plataforma e padrões de fácil utilização.

Fonte: GPE Consultoria

Crédito: Aldo Novaes - Consultor Empresarial da GPE Consultoria