Alinhando rotas e definindo prioridades
A dinâmica dos mercados em um cenário de incertezas e de baixo crescimento econômico, entretanto com oportunidades – reformas em curso, impõe às empresas a necessidade de realinhamento e ajustes de estratégias do seu planejamento estratégico.
No fechamento do primeiro semestre faz-se necessária uma análise aprofundada dos seus resultados, ganhos/perdas com foco na evolução dos resultados do segundo semestre, pensando diferenciar-se pela inovação no mercado em que atuam.
Mesmo que tenhamos um planejamento de médio prazo (até três anos) o momento exige planejamentos flexíveis com ênfase em cada trimestre, podendo-se fazer ajustes de estratégias no fechamento em cada trimestre.
O desdobramento da estratégia em resultados de cada área da empresa facilitará o engajamento das lideranças e equipes nos focos estratégico do trimestre.
Estabelecer a “agenda estratégica” para o semestre seguinte permitirá aos gestores identificar as prioridades de cada área e os compromissos de entrega de resultados.
As reuniões de acompanhamento diários, semanais e mensais permitirá um ajuste dinâmico em mundo de transformações tecnológicas, mudanças em modelos de negócios e novas expectativas de resultados para todas as partes interessadas.